segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dicas básicas para aprender a fazer malas

Para muitos homens, fazer mala é algo tão complicado quanto combinar sapatos, meias e cintos, com as cores de terno, no dia a dia. Garanto: é apenas um exercício. A mala perfeita, aprendemos a montar na marra, com a prática. Existem dicas que podem nos poupar das dores na coluna.

- Dicas básicas:
- Tenha em mente 2 dogmas: "maximizar espaço" e "minimizar amassos" ou misturas catastróficas, do tipo o xampu com meias e cuecas.
- Comece pela escolha adequada dependendo da viagem: curta, média ou longa. Existem modelos que vão das chamadas "garment bags" - com ganchos para cabibes - às bolsas estilo carteiro ou mochilas. Estas podem acomodar o nécessaire básico, underwear, camisetas, polos e blazers sem forro em tecido tecnologicamente amassado (ideais) para uma ponte-áerea, por exemplo, de curta duração, para os que não trabalham de terno e gravata.
- Para quem usa o traje, viaje com ele e na bolsa do tipo "overnighter" leve apenas uma muda de camisa, gravata, meias e cuecas, mas não se esqueça que do indispensável nécessaire, equipado para uma noite. Ao chegar no hotel, cheque se a camisa social precisa ser passada. Não deixe nada para a última hora.

- Os sacos adequados para sapatos - shoe bags - e roupa suja, são práticos. Algumas malas, como a Samsonite, vem com os saquinhos em 2 tamanhos, com mil utilidades, além de cabides e porta-ternos.
- Se você viaja muito, compre uma dúzia dos saquinhos, de preferência em material impermeável, do tipo náilon que servem tanto para sapatos limpos, quando para depois de usados, assim como roupa suja.
- Importante: deixe um nécessaire pronto, de uso exclusivo para viagens de trabalho. Acondicione produtos de grooming como xampus, creme de barbear e géis, em sacos plásticos apropriados, do tipo Ziplock.
- A acomodação - maximize espaço siga os números das fotos abaixo:
1 - Apoie a mala na cama ou num sofá. Enrole cintos e gravatas e deixe-os por cima de tudo, ou os acomode nas laterais.
2 - Coloque as peças mais pesadas ou volumosas - o nécessaire por exemplo, no fundo. Isso vale também para sapatos, tênis e outros calçados.
3 - Coloque as meias dentro dos sapatos, economize espaço. Para evitar "odores", antes de tudo, borrife o interior dos mesmos com um bactericida, do tipo "Lysoform Spray". Recomendo ambém no cotidiano.4 - Para acomodar as calças, siga a ilustração acima, só que ao montar a mala, deixe um pedaço das pernas para fora. Disponha blazers e paletós de ternos, na parte de cima das calças. Depois, vire por cima de tudo, as pernas que estavam fora, "envelopando", protegendo o que está dentro, e ao mesmo tempo, calçando, protegendo as roupas nos momentos de trepidações e pressão no compartimento de bagagens, no avião, ou no traslado de aeroportos.
5 - Dobre pulls, camisas sociais, polos e similares, como na ilustração.
6 - Como dobrar paletós de ternos e blazers:

- Vire a peça pelo avesso, exceto as mangas e desamasse, cuidadosamente, o forro.
- Dobre o paletó verticalmente e depois dobre-o ao meio, horizontalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário