O tempo em que toda a família poderia se acomodar em frente à TV e se
deliciar com os programas dominicais se foi. Em sua grande maioria, os
programas conseguiam passar a toda população brasileira qualidade e
conteúdo. Mas infelizmente, tudo tem um fim.
Na
televisão e na vida, tudo necessita de uma renovação. Porém, a TV é
muita controvérsia. Mudança de público constantemente ocorre. Dessa
forma, alterações são necessárias para acomodar o novo público. Agora
vem o questionamento: Essa mudança sempre consegue piorar a situação.
Qual será o motivo?
Atualmente, os domingos na TV são monótonos e
medíocres, sem opções. Sempre programas com as mesmas pautas. Nossa!
Cadê a inovação? Anos atrás, era extremamente saudável sentar em frente à
TV para assistir ao Fantástico, ao Domingão do Faustão, ao clássico
futebol da tarde. Hoje em dia, é extremamente cansativo aguentar a
maratona “Fantástica” que é exibida.
Uma
das apostas dos Domingos no SBT foi o Programa Eliana. De começo muito
bom, mostrando dinamismo, inovação e se distanciando positivamente dos
concorrentes em termos de qualidade. Hoje se encontra “capenga”,
repetitivo, com quadros conhecidos por todos. Enfim, vai entender a
cabeça desses diretores. O Domingo Legal é outro que só declina.
Misericórdia, o que acontece? Uma resposta desses comandantes da TV
seria válida.
Depois reclamam da audiência. Com certeza esse é um
dos motivos da perda de mais de 40% de IBOPE no Fantástico, quedas
também no Domingão do Faustão, Eliana, entre outros. As opções são
pouquíssimas no domingo. Dessa forma, o público abandona a TV e parte
para outros meios, como a internet.
O Pânico na TV se tornou de
início uma ótima atração dominical noturna, com diferencial e
espontaneidade. Porém com o passar do tempo, perdeu-se um pouco as
estribeiras e passou ao ridículo. Mesmo assim, esse é o jeito Pânico de
fazer TV. Inquestionável mesmo é o Programa Silvio Santos. “Eita” bicho
bom! Não é a toa que é o programa de auditório mais duradouro do mundo.
Silvio todos os domingos consegue com seu jeito alegre levantar todo o
público e fazer jus ao título de melhor comunicador deste país. Enfim,
sou suspeito a falar dele. Já o Domingo Espetacular, né… Dispensa
comentários. Foi dito acima na descrição do Fantástico (#acidezmodeon).
Brincadeiras a parte, se mostra uma ótima opção dominical.
O
que é necessário? Um pouco de pensamento e criatividade. Está na hora
de deixar o espírito da frase de Chacrinha de lado – “Nada se cria, tudo
se copia” – e pensar em uma forma de prender o público novamente. Novos
quadros, novos programas, nova TV. Ousar é a palavra do momento. Chega
de pautas repetidas e monótonas. O público brasileiro que ama televisão
agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário